É um trabalho que se constrói a partir da escuta, do acolhimento, da orientação, mediação e acompanhamento dos membros em situação de vulnerabilidade, considerando-se que é de suma importância para o serviço do Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência – NAISPD, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, a visão de centralidade da família para a efetividade do trabalho.
O objetivo principal desse trabalho é a promoção, a preservação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como prioriza a proteção destas famílias frente às situações de fragilidade e/ou risco social, pessoal e emocional enfrentadas no dia-a-dia.
Alguns exemplos acerca do trabalho realizado incluem: atividades de acolhimento e escuta direto com a família; realização do estudo social para conhecer a dinâmica familiar; o acompanhamento permanente e continuado e a mediação com a rede socioassistencial e serviços de outras políticas públicas; articulação permanente com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); efetivação de encaminhamentos e ações que visam garantir o sistema de garantia de direitos; realização de entrevistas domiciliares (visitas feitas pela assistente social e psicóloga às residências das famílias para conhecer melhor a realidade social e o território onde residem).
Ofertamos às famílias atividades de oficinas: Artesanato, Costura, Horta e Arteterapia. Além de atividades para incentivar e promover o bem estar pessoal: Yoga e atendimento em Auriculoterapia/Acupuntura.
Além das oficinas, é realizado um encontro mensal denominado de Grupo Aconchego – atividade para promoção de trocas, obtenção de informações, atualizações, discussões, entre tantos outros exemplos que podemos dar para melhor entendimento do trabalho realizado.
É sempre importante ressaltar que todo esse trabalho tem caráter continuado, permanente, planejado e inteiramente gratuito, no intuito da busca de uma inclusão social efetiva tanto das pessoas com deficiência intelectual como daqueles que se responsabilizam por apoia-los, cuidando de suas demandas de maneira comprometida e praticamente em tempo integral.