A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que se manifesta nas habilidades conceituais, sociais e práticas do indivíduo. Essas limitações surgem durante o período do desenvolvimento, geralmente antes dos 18 anos de idade.
O funcionamento intelectual refere-se à capacidade mental geral, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado por experiência. Já o comportamento adaptativo envolve um conjunto de habilidades que as pessoas aprendem para funcionar no dia a dia, como comunicação, interação social, cuidados pessoais, uso do dinheiro, responsabilidade e habilidades de trabalho.
A perspectiva contemporânea sobre a deficiência intelectual enfatiza que ela não é uma condição estática e que o ambiente, o apoio adequado e as oportunidades podem impactar positivamente o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa. Assim, mais do que um diagnóstico, a deficiência intelectual é vista como uma interação entre limitações individuais e barreiras contextuais que dificultam a participação plena e efetiva na sociedade.
A abordagem atual, portanto, valoriza a inclusão, os direitos humanos e a autonomia, considerando a deficiência intelectual dentro de um modelo biopsicossocial, que vai além do aspecto médico e leva em conta fatores sociais, culturais e individuais.
Compreender o que é deficiência intelectual ajuda a combater preconceitos e a tratar as pessoas com respeito. Significa reconhecer que todos têm direitos e merecem oportunidades para aprender, trabalhar e viver bem, independentemente das suas dificuldades.
Cláudia C. Indrigo
Psicóloga/Psicopedagoga
CRP 06/28655-2
Supervisora NAIPD/IBNL