PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SMADS
Serviço denominado NAISPcD - Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência.
Modalidades: NAISPcD II e III
Modalidades II – corresponde à faixa etária dos 7anos à 14 anos
Modalidades III – corresponde a faixa etária a partir dos 15 anos até 59 anos e 11 meses
Público Alvo:
• Pessoas com deficiência intelectual podendo estar associada à outras deficiências, sem apresentar transtornos mentais significativos e comprometedores de seu relacionamento social, em todos os ciclos de vida, a partir dos 7 anos de idade, que vivenciam situações de vulnerabilidade de média à alta complexidade, tais como isolamento, confinamento, stress do cuidador pelos cuidados diários, desconhecimento dos direitos socioassistenciais e outros.
• Família da PcD que tem em sua composição, uma ou mais pessoas com deficiência, que vivenciam situações de vulnerabilidade, risco, ameaças e/ou violações de direitos além da fragilização de vínculos de pertencimento, potencializadas pela questão da presença da deficiência no meio familiar.
Atendimento: total gratuidade
Capacidade de Atendimento: 80 vagas
Horários de Funcionamento do Serviço NAISPcD: segunda à sexta – feira no horário das 8h00 às 17h00.
Frequência no Atendimento: frequência diária (2ª f à 6ªf) ou horários flexíveis de duas à cinco vezes na semana, com turno de 4 horas/dia.
Benefícios do Serviço com 2 Refeições/Dia:
Turno da Manhã: Café e Almoço
Turno da Tarde: Almoço e Lanche
Objetivo Geral do Serviço: Prevenir a institucionalização e a segregação das Pessoas com Deficiência com vistas a promover a sua inclusão social, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
Forma de Acesso ao Serviço:
• Alinhado ao princípio do atendimento territorializado, a família interessada no atendimento do Serviço NAISPcD deve residir comprovadamente nos Distritos de Vila Mariana, Saúde ou Moema.
• No âmbito municipal, o acesso se dá por meio do CRAS/CREAS VILA MARIANA e/ou busca espontânea, que operacionaliza os encaminhamentos por intermédio da validação da PcD ao Serviço NAISPcD NOSSO LAR, com apresentação do laudo de deficiência, a partir dos 7 anos de idade, que vivenciam situações de vulnerabilidade, risco e violações de direitos ou pela ausência de acesso à inserção social.
• Após receber o encaminhamento do CREAS VILA MARIANA, a pessoa com deficiência e sua família será avaliada pela Equipe Técnica do Serviço NAISPcD, para identificar perfil e elegibilidade ao programa.